O que é a Inteligência Emocional?
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar as tuas próprias emoções e as dos outros, assim como a capacidade de lidar com elas. Ou seja, é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano.
Presente na psicologia e criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.
Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se auto-motivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.
Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdividida em cinco habilidades específicas:
- Auto-conhecimento emocional
- Controle emocional
- Auto-motivação
- Empatia
- Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)
O "controlo" das emoções e sentimentos, com o intuito de conseguir atingir algum objetivo, atualmente, pode ser considerado como um dos principais trunfos para o sucesso pessoal e profissional. Por exemplo, uma pessoa que se consegue concentrar no trabalho e finalizar todas as suas tarefas e obrigações, mesmo sentido-se triste, ansiosa ou aborrecida.